Metade das praias do mundo pode desaparecer até 2100

As mudanças climáticas e o aumento do nível do mar estão atualmente no caminho para acabar com metade das praias do mundo até 2100, alertaram pesquisadores na segunda-feira.

Mesmo que a humanidade reduza drasticamente a poluição por combustíveis fósseis que impulsiona o aquecimento global , mais de um terço das linhas costeiras do planeta poderiam desaparecer até então, prejudicando o turismo costeiro em países grandes e pequenos, relataram eles na revista Nature Climate Change .

“Além do turismo, as praias de areia costumam atuar como a primeira linha de defesa contra tempestades costeiras e inundações, e sem elas os impactos de eventos climáticos extremos provavelmente serão mais altos”, disse o principal autor Michalis Vousdoukas, pesquisadora do Centro de Pesquisa Conjunto da Comissão Europeia, disse à AFP.

“Temos que nos preparar.”

Alguns países, como os Estados Unidos, já estão planejando extensos sistemas de defesa, mas na maioria dos países esses esquemas maciços de engenharia serão inviáveis, inacessíveis ou ambos.

A Austrália poderia ser a mais atingida, de acordo com as descobertas, com quase 15.000 quilômetros (mais de 9.000 milhas) de costa de praias de areia branca levados pelos próximos 80 anos, seguidos pelo Canadá, Chile e Estados Unidos.

Os dez países que perdem a costa mais arenosa também incluem México, China, Rússia, Argentina, Índia e Brasil.

As praias arenosas ocupam mais de um terço da costa global, geralmente em áreas altamente populosas.

Mas novas construções, elevação do nível do mar, tempestades provocadas por furacões ou tufões e redução de sedimentos de rios represados ​​estão corroendo essas linhas costeiras, ameaçando meios de subsistência e infraestrutura.

Para avaliar a rapidez e a extensão das praias, Vousdoukas e colegas traçaram linhas de tendência em três décadas de imagens de satélite que datam de 1984.

A partir daí, eles projetaram erosão futura em dois cenários de mudanças climáticas .

O caminho do “pior caso” RCP8.5 pressupõe que as emissões de carbono continuarão inalteradas ou que a própria Terra começará a aumentar as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa – por exemplo, permafrost – independentemente da ação humana .

“Um avanço histórico”

Um cenário menos terrível, chamado RCP4.5, veria a humanidade limitar o aquecimento global em cerca de três graus Celsius, que ainda é muito mais do que o limite “bem abaixo de 2C” exigido no Acordo de Paris de 2015.

Sob a RCP8.5, o mundo perderá 49,5% de suas praias até 2100 – quase 132.000 quilômetros de costa.

Mesmo em meados do século, a perda seria superior a 40.000 quilômetros.

A perspectiva cada vez mais provável de RCP4.5 ainda veria 95.000 quilômetros de litoral despidos de areia até 2100, a maioria nos próximos 30 anos.

O grupo consultivo científico da ONU, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), projetou em um grande relatório em setembro passado um aumento do nível do mar de meio metro até 2100 no cenário mais otimista e 84 cm no RCP8.5.

Muitos cientistas climáticos, no entanto, dizem que essas estimativas são muito conservadoras e previram em trabalhos revisados ​​por pares que a marca d’água do oceano aumentará duas vezes mais.

Especialistas não envolvidos nas novas descobertas disseram que deveriam soar um alarme.

“A ligação do estudo da degradação costeira global à combustão (combustível fóssil) é um avanço marcante”, disse Jeffrey Kargel, cientista sênior do Instituto de Pesquisa Planetária em Tucson, Arizona.

Nas regiões do delta asiático que abrigam centenas de milhões, os sedimentos do derretimento das geleiras do Himalaia, que podem reconstruir os depósitos de areia, ficam presos nos reservatórios a jusante. “A erosão costeira das áreas do delta do Indo e Ganges, no sul da Ásia, deve ser extremamente rápida”, observou Kargel.

O impacto das costas que ainda mantêm uma fina faixa de areia também deve ser considerado, disse Andrew Shepherd, diretor do Centro de Observação Polar e Modelagem da Universidade de Leeds.

“Entre um quarto e metade das praias de areia do Reino Unido recuam mais de 100 metros no próximo século, dependendo da rapidez com que as camadas de gelo polar derretem”, disse ele.

“Infelizmente, as perdas de gelo da Antártica e da Groenlândia estão acompanhando os piores cenários de aquecimento climático”.

Fonte: Rio Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.